Oportunidades são voltados para pessoas em vulnerabilidade social
O Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizado em parceria com a Firjan Senai e o Senai e o Sesi de outros cinco estados brasileiros há pouco mais de um ano, prorrogou, até 29 de dezembro, as inscrições para 60 gratuitas em cursos de qualificação profissional, que atendem a demandas do setor de Óleo e Gás no Rio de Janeiro.
O objetivo do programa é qualificar profissionalmente e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Mulheres, pessoas trans, indígenas, quilombolas, pretos e pardos, migrantes e refugiados e PCDs também são públicos prioritários do programa, que prevê a concessão de bolsas-auxílio de R$ 660 mensais. Mulheres com filhos de até 11 anos de idade completos recebem bolsa com valor de R$ 858.
Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária voltada para oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), uma metodologia da Firjan SESI, que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.
Na Firjan Senai Macaé, há oportunidades para o curso de Sinaleiro Amarrador. Em São Gonçalo, ainda há vagas para o curso de Montador de Andaime, Formas e Escoramento.
Fonte: O Dia














