A Prefeitura de Miracema passou a tramitar, a partir desta segunda-feira (8), todos os processos administrativos em formato digital por meio do Serviço Eletrônico de Informação (SEI). O município é o primeiro do Noroeste Fluminense a implementar a ferramenta, em parceria com a Secretaria de Estado de Transformação Digital e o Sebrae Rio.
O SEI é um sistema que reúne em meio eletrônico todos os documentos e processos da administração pública, substituindo o modelo em papel. Segundo a coordenadora de Inovação em Governos e Articulação Institucional do Sebrae Rio, Juliana Lohmann, a mudança representa “um marco de inovação, com benefícios como maior transparência, rastreabilidade dos processos, redução de custos e agilidade na tramitação”.
Para viabilizar a implantação, servidores da prefeitura receberam treinamento do Sebrae Rio. A prefeita Alessandra Freire destacou o impacto da novidade: “O SEI representa economia, agilidade e sustentabilidade, mas, acima de tudo, significa oferecer um serviço público mais moderno e eficiente para a população de Miracema”, afirmou.
O próximo município a receber a consultoria do Sebrae Rio para implementação do SEI será Bom Jesus do Itabapoana.