A Secretaria de Esporte de Santo Antônio de Pádua publicou uma nota manifestando total solidariedade ao atleta paduano, Erick, lateral cedido ao Galvez, pelo episódio de racismo ocorrido durante uma partida disputada na noite de terça-feira, 17 de junho, no Acre.
A nota repudia qualquer forma de discriminação e lamenta que, em pleno ano de 2025, atos racistas ainda encontrem espaço no esporte.
¨ Erick é um dos talentos formados em nossa cidade, e temos orgulho de acompanhá-lo, representando tão bem as cores dos clubes por onde passa. Já entramos em contato com o clube acreano e estamos à disposição para oferecer apoio ao atleta neste momento difícil.
Aguardamos que os responsáveis sejam identificados e punidos de forma exemplar. Racismo é crime e não pode ser ignorado. O esporte deve continuar sendo um espaço de inclusão, superação e transformação.¨ – diz nota da Secretaria de Esporte de Santo Antônio de Pádua.
O Paduano Esporte Clube também publicou uma nota, informando que entrou em contato com o atleta e com o clube ao qual Erick foi cedido. O Paduano informa que aguarda a divulgação da súmula da partida por parte da Federação Acreana.
¨ Estamos em 2025, e tais atos não podem acontecer e ficarem sem punição aos envolvidos.¨- publicou o Paduano Esporte Clube.
O Clube Santa Cruz Acre também publicou uma nota:
¨ Nota Oficial – Santa Cruz Acre
O Santa Cruz Acre reitera seu compromisso inegociável com o combate a qualquer forma de preconceito, incluindo o racismo, conduta que considera inaceitável e intolerável em qualquer contexto.
O clube aguarda a apuração completa dos fatos pelas autoridades competentes, respeitando o contraditório e a ampla defesa. Caso seja confirmada qualquer conduta incompatível com nossos valores, serão adotadas todas as medidas cabíveis com o máximo rigor.
Seguiremos firmes na defesa da igualdade, do respeito e da justiça dentro e fora de campo.¨
Fonte: Jornal na Boca do Povo