O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a vacina Calixcoca, desenvolvida para auxiliar no tratamento da dependência de cocaína e crack, está em fase de preparação documental para o início dos ensaios clínicos em humanos. A declaração foi feita durante visita ao Espírito Santo (ES), nesta terça-feira (10), onde o ministro cumpriu agenda oficial do Ministério da Educação.
A vacina está sendo desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente passa por testes laboratoriais, etapa anterior à aplicação em humanos. De acordo com Camilo Santana, a substância sintética já recebeu patente nacional e internacional após apresentar resultados considerados inovadores em experimentos com animais.
Segundo o ministro, a Calixcoca tem potencial para se tornar a primeira vacina do mundo voltada ao combate à dependência de drogas, podendo representar um avanço significativo no tratamento da dependência química.
Como funciona o tratamento
Em entrevista ao Governo Federal, o coordenador do estudo e professor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFMG, Frederico Duarte Garcia, explicou que a vacina estimula a produção de anticorpos contra a cocaína. Quando o dependente utiliza a droga, esses anticorpos se ligam à substância e impedem que ela atravesse a barreira protetora do cérebro, reduzindo seus efeitos.
De acordo com o pesquisador, a vacina deve atuar como complemento aos tratamentos já existentes, aumentando as chances de manutenção da abstinência.
“Sabemos que esse medicamento terá mais sucesso entre os pacientes que já entraram em abstinência e desejam mantê-la, pois, ao não perceberem o efeito da recaída, conseguem seguir com suas vidas”, explicou.
Agenda no Espírito Santo (ES)
Durante a passagem pelo Espírito Santo (ES), Camilo Santana participou de eventos e entregas institucionais. Entre os compromissos, estiveram a entrega da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e de vale-computadores para professores da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), além da inauguração de um equipamento de raio-x telecomandado e visita às obras do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam).
O ministro também participou da posse da reitora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Adriana Piontkovsky.
Informações: Folha Vitória














