A Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro promove neste sábado, 18 de outubro, o Dia D de Vacinação, uma grande mobilização em todos os 92 municípios fluminenses. O evento visa convocar pais e responsáveis a comparecerem aos postos de saúde para atualizar a caderneta vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) na Campanha Nacional de Multivacinação.
As doses disponíveis são as que integram o Calendário Nacional de Vacinação de 2025, incluindo imunizantes cruciais contra poliomielite e Hepatite B. Entre as prioridades da campanha, que teve início em 6 de outubro e se estende até o dia 31, está o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo. A expectativa da SES é avaliar a situação vacinal de 3.079.361 crianças e adolescentes, o público-alvo da campanha, que conta com 1.500 salas de imunização disponíveis no estado.
Chamado Especial e Unidades Móveis
A secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, reforçou a importância da mobilização do Dia D. “A campanha vai até o final do mês de outubro, mas, no sábado, o chamado é especial. A vacina no braço é a garantia de imunização contra várias doenças e todas estão disponíveis de forma gratuita na rede SUS. É o compromisso com a vida, que faz toda a diferença”, salientou.
Como estratégia para ampliar o acesso à imunização fora das unidades básicas, a SES-RJ utilizará unidades móveis em dois municípios. O Caminhão da Vacinação estará em Mangaratiba, no distrito de Conceição de Jacareí (Rua Alameda Waldomiro José Nogueira, nº 16, em frente à UBS), das 9h às 15h. Em Itaboraí, o trailer ficará no Centro de Manilha (Avenida Prefeito Milton Rodrigues, próximo à Drogaria Pacheco), operando das 8h às 16h.