As mulheres em situação de violência do município de Anchieta passam a contar com um espaço especializado, humanizado e acolhedor para atendimento. A cerimônia de inauguração do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) da Delegacia Regional de Anchieta foi realizada no último dia 20, marcando um importante avanço no fortalecimento da rede de proteção e garantia de direitos no município.
O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, representantes da sociedade civil, profissionais da assistência social, da segurança pública, além de lideranças comunitárias, simbolizando o engajamento coletivo no enfrentamento à violência de gênero.
O Neam foi criado com o objetivo de apurar infrações penais cometidas no âmbito das relações domésticas e familiares, conforme estabelece a normativa institucional da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), além de oferecer atendimento especializado e acolhedor às mulheres em situação de violência. O núcleo conta com equipe capacitada para realizar orientações, promover encaminhamentos necessários e articular ações com a rede local de proteção, de acordo com as demandas identificadas em cada caso.
A inauguração do novo espaço também representa um momento de mobilização e conscientização da sociedade local sobre a importância do combate a todas as formas de violência contra a mulher. O Neam de Anchieta está estruturado para se tornar referência no atendimento digno e humanizado, com foco na prevenção, no acolhimento qualificado e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e de suas famílias.
“Com a implantação do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em Anchieta, a Polícia Civil do Espírito Santo reafirma seu compromisso institucional com a promoção dos direitos humanos, o enfrentamento à violência doméstica e familiar e a ampliação do acesso das mulheres a um atendimento especializado, seguro e respeitoso”, ressaltou a chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DIV-Deam), delegada Cláudia Dematté.
Fonte: Policia Civil ES













