Uma nova e ambiciosa rota turística está prestes a ser lançada e promete reposicionar o litoral brasileiro como um dos maiores corredores turísticos do país. Batizado de Roteiro das Praias SP-Rio, o projeto vai interligar mais de 2.300 praias entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tendo a Região dos Lagos como um de seus principais destaques estratégicos.
O percurso integra 15 destinos costeiros, conectando experiências de mar, cultura, história e gastronomia. No território fluminense, cidades como Saquarema, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios ganham protagonismo, ao lado de Paraty, Angra dos Reis, Mangaratiba e da capital Rio de Janeiro.
A proposta é oferecer uma experiência contínua de viagem, permitindo que turistas iniciem o roteiro por aeroportos de São Paulo ou do Rio e finalizem a jornada na Região dos Lagos, com retorno pelos aeroportos Santos Dumont ou Galeão. O trajeto também poderá ser feito por via terrestre, utilizando cerca de 760 quilômetros de estradas, incluindo a Via Lagos e a Rodovia Rio-Santos.
Além das praias, o roteiro reúne 550 ilhas, 778 cachoeiras e uma ampla oferta de experiências, como passeios náuticos, trilhas, esportes de aventura, parques, museus, aquários e voo livre. O projeto também valoriza a gastronomia regional, especialmente a culinária caiçara e os frutos do mar, além de hospedagens em diferentes categorias e serviços turísticos variados.
Fonte: Lagos Informa














