Uma decisão proferida pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (21), absolveu sete réus envolvidos no incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, em 2019, que vitimou 10 jovens e deixou três feridos. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Venê Casagrande e confirmada pela CNN.
Antonio Marcio Mongelli Garotti, Claudia Pereira Rodrigues, Danilo da Silva Duarte, Edson Colman da Silva, Fabio Hilario da Silva, Marcelo Maia de Sá e Weslley Gimenes foram as pessoas absolvidas em decisão assinada pelo juiz Tiago Fernandes de Barros.
Todos foram acusados de “incêndio culposo” e “lesão grave”. No entanto, a decisão ainda permite recurso.
Inicialmente, o caso tinha 11 denunciados. Marcus Vinicius, monitor, foi absolvido. O engenheiro Luiz Felipe e o ex-diretor da base Carlos Noval tiveram denúncias rejeitadas.
Ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello foi retirado da lista de reús em fevereiro deste ano. O Ministério Público alegou que o cartola, que tem 71 anos, não poderia mais ser punido e, portanto, o caso relativo ao ex-dirigente prescreveu.
À CNN, o Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou que vai recorrrer da decisão judicial junto à 36ª Vara Criminal, responsável pelo processo.
Os sete absolvidos
- Márcio Garotti, ex-diretor financeiro do Flamengo;
- Marcelo Maia de Sá, ex-diretor adjunto de patrimônio;
- Danilo Duarte, Fabio Hilário da Silva e Weslley Gimenes, engenheiros responsáveis por aspectos técnicos;
- Claudia Pereira Rodrigues, responsável por contratos da NHJ;
- Edson Colman, sócio da empresa que cuidava da manutenção de aparelhos de ar‐condicionado.
Relembre o caso
Um total de 26 adolescentes dormiam em contêineres dentro do centro de treinamento e, segundo a Agência Brasil, a prefeitura do Rio de Janeiro informou que o local não tinha alvará para funcionar como alojamento.
De acordo com os peritos, o incêndio começou em um aparelho de ar-condicionado e se alastrou rapidamente por causa do revestimento dos contêineres, altamente inflamável.
Dezesseis atletas sobreviveram à tragédia, escapando por uma única porta em meio à fumaça.
Em agosto de 2023, quatro anos após a morte dos adolescentes, a Justiça realizou a primeira audiência de instrução e julgamento do processo criminal.
Relembre vítimas da tragédia
As vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, no alojamento das divisões de base do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019, são: Athila Paixão (14 anos), Arthur Vinícius (14), Bernardo Pisetta (14), Christian Esmério (15), Gedson Santos (14), Jorge Eduardo Santos (15), Pablo Henrique (14), Rykelmo de Souza (16), Samuel Thomas Rosa (15) e Vitor Isaías (15).
Outros 16 jovens estavam no local na data do ocorrido e escaparam com vida. Jhonata Ventura, Dyogo Alves e Cauan Emanuel sofreram lesões, mas recuperaram-se e seguem ligados ao futebol.
Jhonata se aposentou em setembro de 2023 por conta das sequelas do acidente e ocupa um cargo no departamento de scout do Rubro-Negro. Dyogo Alves é goleiro e está integrado ao elenco profissional, enquanto Cauan Emanuel defende o Maranguape, clube da Segunda Divisão do Campeonato Cearense.
1 de 11






















Veja como estão os 16 sobreviventes da tragédia no Ninho do Urubu
- Dyogo Alves, 21 anos (goleiro) – É o terceiro goleiro do time profissional do Flamengo.
- Rayan Lucas, 20 anos (volante) – Foi emprestado pelo Flamengo ao Sporting, de Portugal, pelo qual já disputou quatro jogos pela “equipe B” na Segunda Divisão Portuguesa. Ele foi campeão mundial sub-20, em 2024, ao lado de Dyogo Alves e do técnico Filipe Luís, que comandava os jovens na época.
- Jhonata Ventura, 21 anos (ex-zagueiro) – Ferido em estado mais grave, ele assinou o primeiro contrato profissional em outubro de 2020 e voltou a jogar em 2021, no sub-17, mas acabou não atuando nos anos seguintes. Em 2023, já aposentado, se tornou analista de mercado do Fla e também está na faculdade de Educação Física.
- Cauan Emanuel, 21 anos (atacante) – Outro a ficar internado, saiu do Flamengo pouco após o incêndio, chegando ao Fortaleza em 2021. Ficou no Leão do Pici até 2024, passando um ano na Ferroviária. Já neste ano, atuou em quatro jogos pelo Maranguape, na Segunda Divisão do Campeonato Cearense.
- Felipe Cardoso, 22 anos (meia) – É o primeiro sobrevivente do incêndio no Ninho a disputar a Série A do Brasileiro, integrando o elenco do Vitória desde março. Deixou o Flamengo em 2020 rumo ao Red Bull Bragantino. Ainda teve passagens por Ibrachina, Santa Cruz, Metropolitano e, até o início desse ano, Atlético-BA.
- Naydjel Callebe, 21 anos (meia) – Atualmente, cursa Educação Física na Unioeste e joga futsal e futebol amador.
- Kennyd Lucas, 21 anos (atacante) – Atualmente, está no Sitra Club, do Bahrein. Tem passagens pelas categorias de base de Cuiabá, Goiás e Porto e pelo profissional do Nova Iguaçu.
- Jean Sales, 22 anos (atacante) – Atua no Santa Clara B, de Portugal. Deixou o Flamengo em 2020, rumo ao Alverca, também de Portugal.
- Kayque Campos, 22 anos (zagueiro) – Atualmente, está no Khor Fakkan, dos Emirados Arábes Unidos. Se transferiu para o país em 2021, passando ainda por por Al-Ahli, Al-Bataeh e Hatta Club.
- Wendel Alves, 20 anos (atacante) – Deixou o Flamengo em 2020. Teve passagens pela base de Corinthians, em 2021, e Internacional, entre 2022 e 2024, quando se transferiu para o Goiás, onde fez parte do sub-20. Em 2025, jogou pelo Nacional-PR, atuando em seis jogos e fazendo dois gols pela Segunda Divisão do Campeonato Paranaense.
- Samuel Costa, 23 anos (atacante) – Saiu do Rubro-negro em 2021 e voltou a ter passagens pelo futebol apenas em 2023, quando atuou por Itapirense e Guarulhos. Em 2024, se transferiu para o Azuriz e foi emprestado a Flamengo-SP e Paracatu, retornando ao time paranaense neste ano. Jogou sete partidas pela Série D do Brasileiro antes de mudar de time mais uma vez, indo para o Gaúcho, onde, até agora, disputou quatro jogos pela Copa FGF.
- Filipe Chrysman, 23 anos (atacante) – Deixou o Flamengo em 2021, rumo às categorias de base do Guarani. Depois, passou por Serra Branca, São Bento, Central, Araruama, Democrata-SL até chegar ao Essube, onde joga atualmente.
- Caíke Silva, 20 anos (volante) – Atua no Barra desde 2023, tendo disputado a última Copinha. Integrou o elenco que foi campeão brasileiro da Série D, conquistando o acesso para a Série C de 2025 — entrou em campo em sete jogos em 2025, seis pela Copa SC e um pelo Catarinense.
- Pablo Ruan, 22 anos (atacante) – Desde agosto está no Nacional da Ilha da Madeira, pelo qual jogou seis jogos do Campeonato Português. Deixou o Flamengo em 2019, quando foi para a base do Palmeiras, permanecendo até 2021, se transferindo depois para o sub-20 do Atlético-MG. De 2023 a 2025, passou pelo Londrina, chegando à equipe profissional.
- João Vitor Gasparin Torrezan, 20 anos (meia) – Foi um dos dispensados em 2020. Depois, passou por Coritiba, Paraná e Joinville.
- Gabriel Castro (ex-lateral-direito), 22 anos – Permaneceu no Fla por mais cerca de seis meses até ser dispensado. Antes da pandemia, passou ainda pela base da Ponte Preta.
Fonte: CNN