Garis, margaridas e coletores terceirizados iniciaram uma paralisação na madrugada desta segunda-feira (22) em diversos municípios do Espírito Santo. O movimento faz parte de uma mobilização nacional da categoria e atinge cidades da Grande Vitória e do interior do estado.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Pública e Serviços Similares no Estado do Espírito Santo (Sindilimpe-ES), a principal reivindicação é a aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, que estabelece um piso salarial nacional de R$ 3.036 para os trabalhadores da limpeza urbana e regulamenta direitos da categoria.
Segundo a presidente do Sindilimpe-ES, Evani Reis, os profissionais desempenham um papel essencial para a saúde pública e para o funcionamento das cidades.
“Somos uma categoria essencial à saúde pública, ao meio ambiente, à higiene urbana e ao regular funcionamento das cidades”, afirmou.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em dezembro de 2025 e atualmente aguarda análise e votação no Senado Federal. Além da criação do piso salarial nacional, a proposta prevê o pagamento de adicional de insalubridade em grau máximo e a concessão de aposentadoria especial para os trabalhadores da limpeza urbana.
Até o momento, o sindicato não informou se a paralisação será total nem estabeleceu uma previsão para o encerramento do movimento. A mobilização segue acompanhada por trabalhadores em diferentes regiões do país enquanto a categoria aguarda o avanço da proposta no Congresso Nacional.
Informações: A Gazeta















