A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo está investigando uma possível intoxicação ou contaminação ambiental no Hospital Santa Rita, em Vitória. A investigação foi iniciada após a internação de diversos funcionários da instituição que apresentaram sintomas com “alterações radiológicas sugestivas de pneumonia” na última semana.
Em nota, o Hospital Santa Rita informou que 14 colaboradores foram internados, sendo dois em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Atualmente, seis funcionários permanecem em enfermaria e um na UTI, todos com evolução clínica favorável. O hospital destacou que não houve registro de novos casos após o dia 22 de outubro.
Foco na Causa Ambiental
Tanto o hospital quanto a Sesa reforçam a hipótese inicial de uma causa ambiental, já que nenhum paciente internado apresentou sintomas semelhantes e não há evidências de transmissão interpessoal.
O secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, confirmou que a Sesa deu início à investigação na segunda-feira (20).
“Nós coletamos amostras de sangue e de urina das pessoas infectadas e fizemos exames pulmonares de algumas dessas pessoas. Também coletamos amostras ambientais de superfícies que esses profissionais tiveram contato, a água e o ar-condicionado,” confirmou o secretário.
Segundo Hoffmann, mais de 300 tipos de exames estão sendo realizados pelo laboratório central para eliminar possíveis causas.
Serviços Mantidos
O Hospital Santa Rita assegurou que todos os atendimentos, serviços e cirurgias seguem mantidos normalmente, com protocolos assistenciais e de vigilância reforçados.
O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) informou que acompanha o caso, mas reforçou que a investigação epidemiológica e sanitária é de competência exclusiva da Sesa.
Informações: Folha Vitória

