Região Noroeste Fluminense deve concentrar os maiores volumes de chuva e risco elevado de temporais entre quarta (29) e segunda-feira (3), segundo o Monitoramento Climático Fluminense.
A semana será marcada por grande variação nas condições do tempo em todo o estado do Rio de Janeiro, com a atuação de duas frentes frias e a formação de um ciclone extratropical na costa. O cenário atmosférico será dinâmico e propício para episódios de chuva forte, granizo e rajadas de vento, principalmente na quarta-feira (29/10) e na segunda-feira (03/11).
Nesta segunda-feira (27/10), o aquecimento pré-frontal eleva as temperaturas entre 30°C e 35°C, favorecendo pancadas de chuva durante a tarde, com risco baixo de tempo severo, mas possibilidade de acumulados elevados em curto período. Na terça (28/10), a primeira frente fria se afasta para o oceano, provocando um breve alívio, mas as instabilidades retornam à tarde e à noite.
A quarta-feira (29/10) deve ser o dia mais crítico da semana. A formação de um ciclone extratropical e de uma nova frente fria deve provocar tempestades intensas, com potencial para granizo, ventos fortes e alagamentos em diversas regiões do estado. Já na quinta (30/10), a frente fria permanecerá estacionária sobre o Rio, mantendo chuvas persistentes e temperaturas mais baixas, que não devem ultrapassar os 26°C.
Na sexta-feira (31/10), a entrada de ar mais frio traz maior estabilidade e temperaturas entre 17°C e 23°C. O fim de semana, porém, volta a ser de calor e risco de tempestades isoladas — mais intensas no interior —, com máximas novamente acima dos 30°C.
A partir de segunda-feira (03/11), um novo sistema deve atingir o estado, provocando chuvas volumosas, especialmente no Noroeste Fluminense, onde os acumulados podem variar entre 50 e 75 milímetros. O Monitoramento Climático Fluminense alerta para risco de alagamentos e transtornos, recomendando atenção redobrada nos próximos dias.














