Ícone do site Sudeste Agora

“Se estivesse de viatura, levava a JBL”: câmera corporal flagra PMs do Bope furtando casa durante operação no Rio

Rio de Janeiro – Vídeos registrados por câmeras corporais acopladas em uniformes de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) — a tropa de elite da corporação — mostram oito agentes vasculhando uma casa no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, e levando pertences do local.

A Corregedoria da Polícia Militar investigou o caso e enviou ao Ministério Público que atua na Auditoria da Justiça Militar e afastou os PMs da atividade externa. O caso foi revelado pelo blog True Crime, do jornal O Globo, que cedeu as imagens ao g1.

Os policiais participavam da Operação Caixinha, realizada no dia 15 de janeiro, quando 13 pessoas foram presas e 3 homens, segundo a polícia ligados ao tráfico de drogas, foram mortos.

As investigações começaram após o vazamento de gravações. As imagens mostram o grupo entrando em uma residência de dois andares. Os agentes mexem em armários, gavetas e baús, experimentam perfumes, avaliam roupas de marca e separam tênis de grife.

Parte dos itens é colocada em mochilas que eles carregavam. Em meio à ação, um dos militares chega a brincar que, se estivesse com o carro da PM, teria levado também uma caixa de som.

“Se estivesse com a viatura, levava a JBL”, diz.

Ao todo, oito policiais foram identificados no interior da casa. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar, a Corregedoria da Corporação afirmou que a investigação foi concluída e remetida ao Ministério Público que atua na Auditoria da Justiça Militar.

Ainda segundo a PM, os agentes envolvidos no caso foram afastados das atividades de policiamento externo e estão atuando em funções administrativas.

“O comando da Corporação não compactua e nem tolera quaisquer desvios de conduta, cometimento de crimes ou abuso de autoridade praticados por seus entes, punindo com rigor os envolvidos quando constatados os fatos”, diz a nota da PM.

Já a 2ª Promotoria de Justiça junto à Auditoria da Justiça Militar informou que o Inquérito Policial Militar (IPM) está sob análise.

https://sudesteagora.com.br/wp-content/uploads/2025/09/06.1-1.mp4

Fonte: Portal G1

Sair da versão mobile