O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião de emergência com ministros no Palácio do Planalto na manhã desta quarta-feira (29) para definir possíveis ações do Governo Federal em resposta à megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. A ação resultou em um balanço oficial de 64 mortes, sendo 60 suspeitos e quatro agentes de segurança (dois civis e dois militares).
Lula, que retornava de uma viagem à Ásia, se reunirá com ministros chave, incluindo:
Rui Costa (Casa Civil)
Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública)
Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais)
Na sequência do encontro com o presidente, os ministros Rui Costa e Ricardo Lewandowski se deslocarão à capital fluminense para uma reunião de emergência com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
Apesar de o ministro Lewandowski ter afirmado, na terça-feira (28), que não foi procurado por Castro para fornecer ajuda para a operação, o ministro Rui Costa já atendeu a um pedido do governador para a transferência de 10 detentos para presídios federais. Estes presos são apontados como líderes de dentro da cadeia de ações que geraram caos na cidade, como bloqueios de pistas e sequestro de ônibus.
Informações: O Dia














