Ícone do site Sudeste Agora

Prefeitura de Macaé anula questões de concurso por conteúdo machista

As questões da prova do concurso público de Macaé, no Norte Fluminense, têm gerado discussão nas redes sociais e repúdio. O motivo é o conteúdo das questões, considerado machista e misógino.

A prova foi aplicada no domingo (13) e teve mais de 40 mil candidatos em vários níveis de escolaridade. Os inscritos fizeram a prova em três cidades, com rigorosos procedimentos de segurança e orientações para garantir a transparência do processo. Eles disputam 824 vagas.

Em uma das questões, é pedido para assinalar a frase que não contém uma crítica ao fato de a mulher falar demais.

Em uma outra questão, os inscritos tinham que fazer uma comparação. Entres as opções para assinalar, diz que a “mulher é como um defeito da natureza” e que “as mulheres são como robôs: têm no cérebro uma célula de menos e, no coração, um célula a mais”.

Em nota publicada em uma rede social, a Prefeitura de Macaé disse repudiar qualquer conteúdo ofensivo nas questões das provas do concurso.

“Vale ressaltar que, cumprindo a lisura do processo e os critérios de confidencialidade, as questões de prova não são aprovadas previamente pela prefeitura, sendo restritas à banca Examinadora, a FGV. A Prefeitura de Macaé já solicitou posicionamento oficial do órgão”, disse.

A prefeitura informou que as questões ofensivas foram anuladas:

“Após tomarmos conhecimento do ocorrido, exigimos imediatamente um pronunciamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo certame. Em resposta, a FGV anulou as questões 1 e 4 de Língua Portuguesa do Módulo I de Conhecimentos Básicos da Prova Tipo 3, aplicadas aos cargos de Professor A, Professor AEE e Professor A (Tradutor e Intérprete)”, informou.

“Reiteramos nosso compromisso com a igualdade e o respeito, e afirmamos que não compactuamos com qualquer forma de discriminação. Estamos acompanhando os desdobramentos do caso e tomaremos as providências necessárias para garantir a lisura do processo seletivo e prevenir incidentes futuros. O comunicado oficial da FGV sobre a anulação das questões está disponível na íntegra no site da instituição”, disse Assessoria.

Fonte: Folha de Italva

Sair da versão mobile