Ícone do site Sudeste Agora

Prefeito e vice de cidade da região têm mandatos cassados por abuso de poder nas eleições de 2024

O prefeito (à direita na foto) e o vice-prefeito de Guiricema, município localizado a cerca de 150 quilômetros de Juiz de Fora, tiveram os mandatos cassados por abuso de poder nas eleições de 2024. José Oscar Ferraz, conhecido como ‘Oscarzinho’ (PSD), e Carlos Magno de Moura (Avante) foram declarados inelegíveis por oito anos devido à contratação de segurança privada ostensiva sem a autorização da Justiça Eleitoral, no dia do pleito em que foram reeleitos.

A decisão ainda é passível de recurso, mas como consequência serão convocadas eleições suplementares na cidade.

A decisão da Justiça Eleitoral da 284ª Zona Eleitoral de Visconde do Rio Branco, da última quarta-feira (11), julgou procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pelo Ministério Público de Minas Gerais e considerou que a prática violou a lisura e a normalidade do processo eleitoral no município da Zona da Mata.

De acordo com a investigação, em 6 de outubro de 2024, diversos seguranças privados uniformizados foram flagrados trabalhando em locais públicos e nas imediações de pelo menos cinco dos sete locais de votação de Guiricema, e testemunhas afirmaram que eles teriam sido contratados pelo próprio prefeito, o que, conforme a sentença, gerou intimidação aos eleitores.

Fonte: Tribuna de Minas

Sair da versão mobile