A Polícia Militar iniciou no fim da madrugada desta terça-feira (3) uma grande operação em todo o Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Um intenso tiroteio levou ao fechamento da Avenida Brasil por medida de segurança.
A interrupção no fluxo foi na altura de Vigário Geral às 4h42, mas foi reaberta às 5h24. Até às 7h não havia informações de presos ou feridos.
A operação foi confirmada ao g1 pelo secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira. Além de Vigário Geral, a ação também acontece nas comunidades da Cidade Alta e Parada de Lucas, Pica-pau e Cinco Bocas.
Nas redes sociais, motoristas e passageiros relataram intenso tiroteio e presença de muitas viaturas da Polícia Militar pela Avenida Brasil.
De acordo com a Supervia, trens para a Central do Brasil terminam viagem na estação Duque de Caxias. Trens para Saracuruna e Gramacho terminam a viagem na estação Penha.
O intervalo no momento é de 40 minutos. A concessionária informa que a medida é necessária para garantir a segurança dos passageiros e colaboradores.
Segundo a Mobi-Rio, por conta da operação, alguns serviços do BRT no corredor Transbrasil estão operando com os intervalos irregulares. As linhas afetadas são:
- 60 — Deodoro x Gentileza (Parador),
- 61 — Deodoro x Gentileza (Expresso) e
- 71 — Vigário Geral x Gentileza (Expresso).
Por conta da ação policial, segundo a Secretaria Municipal de Educação, 17 unidades escolares nas comunidades da Cidade Alta, Parada de Lucas e Cinco Bocas estão fechadas.
O Complexo de Israel é um conjunto de cinco bairros dominados pelo traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, um dos chefes do Terceiro Comando Puro (TCP).
Peixão é um dos criminosos mais procurados do estado do Rio e é investigado por terrorismo, ao ordenar ataques em direção a Avenida Brasil, Linha Vermelha e Washington Luiz durante uma operação em outubro do ano passado que deixou três inocentes mortos e outros três feridos.
Fonte: G1