A Polícia Civil do Estado do Rio, através da Delegacia do Consumidor (Decon), deflagrou uma operação nesta quinta-feira (10) para cumprir mandados em uma ação que investiga crimes de estelionato, através de fraudes virtuais que lesaram mais de mil consumidores.
Durante a ação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Fidélis e Nova Friburgo, além de Vila Velha, no Espírito Santo. Em São Fidélis, as buscas foram feitas por equipes da 141ª Delegacia de Polícia da cidade, da Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON), do Procon-RJ e da Polícia Militar.
A Delegacia do Consumidor (Decon), a Secretaria de Defesa do Consumidor (SEDCON), o Procon-RJ, o Procon-ES e a Decon-ES trabalharam em parceria. Os investigados tiveram R$ 1 milhão sequestrados pela Justiça, implicando no bloqueio de contas bancárias, desativação dos sites e perfis nas redes sociais da empresa, além da obrigatoriedade do uso de tornozeleira eletrônica pelos sócios.
Os proprietários da empresa investigada vendiam, pela internet, tênis de luxo a preços atrativos, mas a maioria dos produtos nunca foi entregue ou eram falsificados, usados ou danificados. O esquema enganou mais de mil pessoas em diversos estados. Eles usavam endereços de Nova Friburgo e São Fidélis, onde familiares de um dos alvos residem.
Durante a ação foram apreendidos mais de 10 celulares, notebooks, CPUs, 15 cartões de crédito de diferentes instituições e mais de 100 relógios com indícios de falsificação. Todo o material será analisado e periciado pela Decon-RJ para aprofundar as investigações.
A influenciadora Gabriele Santos Silva foi um dos alvos da ação. Na casa dela, localizada em área nobre de Vila Velha, os agentes encontraram um imóvel em péssimas condições de higiene, com fezes espalhadas pelos cômodos. No local, o filho de 10 anos da influenciadora estava sozinho. O Conselho Tutelar foi acionado, e a influenciadora e o irmão foram levados à delegacia para prestar depoimento.
“Não há mais espaço para criminosos que se escondem no ambiente digital. O consumidor precisa saber que o Estado está atuando fortemente para garantir seus direitos”, destacou o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca.
Fonte: SF Notícias