Ícone do site Sudeste Agora

Operação “Terra Santa” da Polícia Civil mira lideranças que ordenaram homicídios em Vila Velha (ES)

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) deflagrou, na madrugada desta quinta-feira (6), a “Operação Terra Santa” com o objetivo de prender as lideranças de facções criminosas responsáveis por ordenar ataques que resultaram nas mortes da adolescente Sophia Vial, de 15 anos, e da manicure Andrezza Conceição, de 31, em agosto deste ano, no bairro Santa Rita, em Vila Velha.

A operação mira 20 alvos e cumpre 29 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão em Vila Velha, Cariacica e Serra.

Prisão de “Soldado” do Exército

Até a última atualização, um homem foi capturado no bairro Primeiro de Maio enquanto tentava fugir com uma sacola contendo drogas. O detido, de 20 anos, afirmou ser soldado do Exército. Com ele, a polícia localizou uma mochila contendo uma boina do Exército e um porrete envolto com arame farpado.

O delegado Cleudes Junior, adjunto da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, explicou que a investigação avançou para atingir a cúpula do crime:

“Após o cometimento do duplo homicídio, nós conseguimos identificar os atiradores, que foram presos. As investigações avançaram para apontar as lideranças dessas facções responsáveis por ordenar os ataques,” detalhou o delegado.

Guerra de Facções e Vítimas Inocentes

A maioria dos alvos da operação pertence ao Primeiro Comando de Vitória (PCV), mas também há mandados contra integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP). O delegado explicou que a disputa territorial foi fomentada por Stanley, um criminoso que migrou do TCP para o PCV.

Os ataques, segundo a PCES, não têm alvo definido e visam impor o medo para forçar moradores a deixarem suas casas. O ataque de 9 de agosto que matou Sophia e Andrezza (mãe de quatro filhos) e feriu três pessoas — incluindo duas crianças — foi realizado por criminosos que passaram de moto atirando. A adolescente Sophia, que sonhava em ser engenheira mecânica, estava em um carro com a família.

Informações: A Gazeta

Sair da versão mobile