Itaperuna – Por iniciativa do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf, em parceria com os governos federal e do estado do Rio de Janeiro, os municípios das duas regiões estarão integrados ao AdaptaCidades, do Programa Cidades Verdes e Resilientes.
A coordenação é do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação. O programa integra ao Plano Clima, instrumento da Política Nacional sobre Mudanças Climáticas, e o lançamento acontece na próxima quinta-feira (16), às 12h, na Universidade Nova Iguaçu (UNIG)/Itaperuna.
O presidente do Cidennf, Leonardo Orato Rangel (Léo Pelanca), prefeito de Italva, explica que o principal objetivo é fortalecer políticas públicas de adaptação e resiliência climática em todo o país, por meio da articulação entre os governos federal, estadual e municipal, apoiando a elaboração de planos municipais e regionais de adaptação.
Constam ainda do programa capacitação técnica, disponibilização de informações e metodologias, mentorias e apoio para acesso a investimentos. No estado do Rio a articulação é conduzida pelo consórcio, em parceria com o governo estadual de MMA. Os municípios consorciados já indicaram seus técnicos representantes.
Os indicados já vêm participando de capacitações e atividades preparatórias – etapa considerada essencial para o início da jornada de oficinas participativas que culminará na construção conjunta do Plano de Adaptação Climática Regional. Léo Pelanca avalia a iniciativa como um avanço significativo na gestão ambiental integrada.
PASSO HISTÓRICO – “O AdaptaCidades é um passo histórico para o fortalecimento da governança ambiental e da capacidade de resposta dos municípios frente às mudanças climáticas”, comenta o prefeito enfatizando: Estamos construindo, juntos, um futuro mais resiliente para nossa região”.
Segundo o prefeito, a necessidade de elaboração do plano para o território do norte/noroeste (regiões especialmente vulneráveis a eventos climáticos extremos) foi reconhecida com base em critérios: “O evento consolida o Cidennf como referência em planejamento regional e ações de resiliência climática”.
Estarão participando do lançamento prefeitos; secretários municipais; representantes de órgãos ambientais; instituições de ensino; comitês de bacia e demais parceiros regionais. “Será um momento de integração e troca de experiências, reforçando o compromisso coletivo com a sustentabilidade e a inovação climática”, conclui Léo Pelanca.
Fonte: O Dia