Ícone do site Sudeste Agora

Minas Gerais lidera ranking negativo de segurança nas rodovias do Sudeste, aponta CNT

Minas Gerais apresentou o pior desempenho em segurança da infraestrutura rodoviária entre os estados da Região Sudeste, segundo dados do painel Rodovias que Perdoam, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O levantamento mostra que quase um terço das estradas mineiras possui baixo nível de proteção aos motoristas, aumentando o risco de mortes e ferimentos graves em acidentes.

De acordo com a pesquisa, apenas 22,4% dos trechos avaliados em Minas Gerais receberam classificação de alto índice de segurança. Outros 46,7% foram enquadrados como nível intermediário e 30,9% como baixo nível de segurança.

O indicador avalia a capacidade das rodovias de reduzir a gravidade dos acidentes por meio de fatores como acostamentos, sinalização adequada, barreiras de proteção e condições geométricas da via. Segundo a CNT, falhas nesses elementos tornam erros humanos e problemas mecânicos potencialmente mais graves.

Comparação com outros estados do Sudeste

Minas Gerais ficou atrás dos demais estados da região:

Problemas estruturais

A pesquisa identificou diversos desafios na malha rodoviária mineira:

Além disso, foram registrados 138 pontos críticos, incluindo erosões, quedas de barreiras, pontes estreitas e buracos de grandes dimensões.

Rodovias públicas e concedidas

O levantamento também apontou diferenças significativas entre rodovias públicas e concedidas:

Rodovias concedidas

Rodovias públicas

Rodovias consideradas mais perigosas

O estudo classificou oito rodovias mineiras com 100% dos trechos avaliados em baixo nível de segurança:

Investimentos

A CNT estima que seriam necessários cerca de R$ 15,84 bilhões para recuperar a malha rodoviária mineira analisada.

Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que 89% das rodovias federais sob sua administração em Minas apresentam condições consideradas adequadas de trafegabilidade. Já o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) afirmou que prevê investir aproximadamente R$ 800 milhões em manutenção e conservação das rodovias estaduais ao longo de 2026.

Segundo especialistas, medidas como implantação de acostamentos, reforço na sinalização, instalação de defensas metálicas, melhorias geométricas e ampliação dos investimentos em manutenção são fundamentais para aumentar a segurança nas estradas mineiras.

Informações : G1

Sair da versão mobile