Uma jiboia de dois metros de comprimento foi resgatada por agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói em uma residência no bairro Engenho do Mato, em Niterói.
O morador foi surpreendido ao chegar na área de serviço e encontrar o animal enrolado na máquina de lavar e acionou os agentes pelo número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Os guardas da coordenadoria fizeram o resgatee o animal apresentava boas condições físicas e, se adaptou facilmente ao seu habitat. A cobra foi reintegrada à natureza no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset), na Região Oceânica.
A Guarda Ambiental orienta a população a não interagir com animais silvestres, para evitar ferimentos ou estresse, pois o animal pode atacar de quem se aproximar. A recomendação é entrar imediatamente em contato com os agentes para o resgate.
Apesar de não ser venenosa, a serpente caça suas presas com a técnica da constrição. Ela se enrola na vítima e a asfixia.
Em menos de uma semana, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal resgataram dois animais em locais inusitados: uma capivara, dentro de uma piscina e um tamanduá no trevo de um bairro. Entre as espécies mais resgatadas estão capivaras, corujas, gambás, tartarugas, cobras, gaviões, bichos-preguiça e tamanduás.
Após o resgate, os animais passam por uma avaliação veterinária e, caso estejam bem, são devolvidos ao seu habitat natural nas unidades de conservação. Se apresentarem ferimentos ou estiverem debilitados, são encaminhados para instituições parceiras, como o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) ou o Instituto Vital Brazil, caso se trate de uma cobra venenosa.
Fonte: O Dia