Ícone do site Sudeste Agora

Jiboia de cerca de dois metros é encontrada em quintal e ganha apelido de “Hexa” em Vitória (ES)

Uma jiboia de aproximadamente dois metros de comprimento surpreendeu moradores do bairro Resistência, em Vitória (ES), na tarde deste domingo (21). O animal foi encontrado por um pedreiro enquanto realizava uma obra em um terreno localizado no quintal de uma residência da região.

Apesar do susto, moradores afirmaram que a serpente já era conhecida na vizinhança e teria sido vista outras vezes nos últimos anos. A nova aparição aconteceu em meio ao clima de Copa do Mundo e inspirou os moradores a batizarem o animal de “Hexa”, em referência ao sonho do sexto título mundial da Seleção Brasileira.

“Tem alguns anos que eu vi ela passando pelos matos. Achei que tinha ido embora. Há três dias um colega comentou que também tinha visto”, relatou o motorista Claudecy de Lima Silva, um dos moradores que ajudaram no resgate.

Até a chegada da equipe da Prefeitura de Vitória, moradores colocaram a serpente em um balde para garantir a segurança do animal e das pessoas.

Após o resgate, a jiboia foi encaminhada para o Parque Ecológico Vale do Mulembá, localizado no bairro Joana D’Arc, onde foi devolvida à natureza.

Segundo o biólogo da Prefeitura de Vitória, Saymo Ramos da Silva, a espécie não é venenosa e não costuma representar risco quando não é provocada.

“É uma jiboia, não é peçonhenta. Ela captura a presa por constrição, enrolando o corpo antes de engolir. Apesar de não ser venenosa, pode se tornar perigosa se for manuseada de forma inadequada”, explicou.

O especialista destacou ainda que a presença desses animais na região é relativamente comum devido à proximidade do bairro com áreas de vegetação do Vale do Mulembá. De acordo com moradores, a última aparição da serpente havia ocorrido na semana passada.

Informações: A Gazeta

Sair da versão mobile