Ícone do site Sudeste Agora

INMET emite aviso de tempestade severa a partir desta sexta-feira (2)

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de tempestade com grau de severidade classificado como Severe (Perigo). O comunicado passa a valer a partir de 00h de sexta-feira, 2 de janeiro de 2026.

De acordo com o aviso, estão previstas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h, além de possibilidade de queda de granizo.

O INMET alerta para riscos associados às condições meteorológicas, como corte no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores, alagamentos e outros transtornos em áreas urbanas e rurais.

Recomendações

Durante a ocorrência de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado, sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e evitar o uso de equipamentos conectados à tomada.

Em situações de enxurrada ou alagamento, o INMET orienta que documentos e objetos de valor sejam acondicionados em sacos plásticos. Caso haja confirmação de situação de grande perigo, a recomendação é procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.

Sair da versão mobile