As regiões Centro-Oeste e Sudeste serão as mais afetadas pelas fortes chuvas
Ao menos quatro das cinco regiões do Brasil devem registrar chuvas intensas nesta quarta-feira, 16, segundo a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o Instituto, há um alerta amarelo para chuvas fortes em quase todo o País, e alerta laranja para a região Sudeste.
Os alertas do Inmet servem para deixar a população das áreas afetadas ciente dos riscos que as chuvas fortes podem causar, como deslizamentos e enchentes.
As regiões podem esperar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Também há um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
No Norte do Brasil, as áreas mais afetadas pelo alerta amarelo de chuvas intensas são parte do Amazonas, Rondônia, Tocantins e extremo sul do Pará.
Na região Nordeste, o sul do Maranhão e do Piauí, além do oeste e sul da Bahia, devem ser afetados pelas chuvas.
Toda a região Centro-Oeste deve ser atingida pelas chuvas intensas, que começam nesta quarta-feira.
Já no Sudeste, todo o Estado de Minas Gerais, o norte de São Paulo e uma pequena parte do Rio de Janeiro, devem ser afetados. No Espírito Santo, não há previsão de chuva forte.
O Inmet não emitiu alertas para a região Sul do Brasil. A expectativa é de dia firme e sem perigos potenciais. No entanto, existe a possibilidade de chuvas isoladas.
A orientação é que, em casos de rajadas de vento, os moradores fiquem longe de árvores, já que há risco de quedas e descargas elétricas.
Também é importante que a população não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda como outdoors. Aparelhos elétricos e o quadro geral de energia também devem ser desligados durante tempestades.
Fonte: Terra