Após entrar em operação em municípios do Norte e Noroeste Fluminense, o programa Patrulha Rural (PR) foi decisiva para redução de até 88% no índices de furtos em sítios e fazendas da região. Os resultados tem como base os dados fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública, comparando as ocorrências de furtos na área rural entre os anos de 2021 (um ano antes da criação do PR) e 2024.
Criada em 2022 para enfrentar o alto índice de furtos na zona rural do interior do estado, após 3 anos de existência, o programa da Polícia Militar do Rio de Janeiro comemora resultados altamente positivos. Nesse período foi constatada uma redução média desse indicador criminal de 53% nos municípios onde a patrulha foi implantada. Já nos municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra, houve uma queda de 88% no período analisado. Atualmente são 9 cidades atendidas.
Desde o seu lançamento foram realizados quase 19 mil atendimentos em 2.043 propriedades cadastradas, localizadas na região com maior extensão territorial do estado. As equipes da polícia e os proprietários cadastrados mantêm contato permanente, via WhatsApp, prevenindo ações criminosas e transmitindo a todos sensação de segurança.
O coordenador da Patrulha Rural, tenente-coronel Aluísio Freitas da Luz, lembra que outro aspecto fundamental é o fortalecimento do relacionamento entre a corporação e a comunidade rural, promovendo ações de orientação e apoio que ajudam na construção de um ambiente mais seguro e cooperativo. Além disso a PR busca, por meio de estratégia e de ferramentas tecnológicas, garantir que a presença do Estado seja sentida também nas regiões mais remotas.
Fonte: Noroeste Informa