Ícone do site Sudeste Agora

EUA anunciam que vão comercializar a produção de petróleo da Venezuela

Em sua primeira manifestação pública após a queda de Nicolás Maduro na Venezuela, o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, detalhou nesta quarta-feira (07/01/2026) a estratégia norte-americana para o setor petrolífero do país vizinho. Durante a conferência de energia do Goldman Sachs, Wright afirmou que o controle sobre o petróleo venezuelano é a principal “alavanca” para garantir mudanças políticas definitivas na nação sul-americana.

Controle Financeiro e Estratégico

O plano detalhado pelo secretário envolve um monitoramento rigoroso do fluxo de caixa e do destino do produto:

Reconstrução da Indústria

Wright indicou que a infraestrutura petrolífera da Venezuela, severamente degradada, será alvo de investimentos externos:

Alinhamento com a Casa Branca

O secretário reforçou que o petróleo a ser entregue inicialmente aos Estados Unidos virá de estoques já existentes, confirmando declaração feita pelo presidente Donald Trump na última terça-feira. “A Venezuela não vai mudar a menos que os Estados Unidos exerçam alavancagem”, sentenciou Wright.


Mercado Financeiro (08/01): Reação das Commodities

As declarações de Wright e a instabilidade geopolítica na região impactam diretamente os ativos de energia. Confira o fechamento parcial dos indicadores citados:

Informações: InfoMoney

Sair da versão mobile