A decisão ocorre devido ao feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na quinta (1º)
O Governo do Estado e a Prefeitura do Rio decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira (2) nas repartições públicas. A decisão ocorre devido ao feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na quinta (1º). Com isso, a população terá um feriadão de quatro dias.
O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta (30). A medida vale para órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal, incluindo autarquias e fundações, com exceção dos serviços essenciais, como segurança, saúde e demais atendimentos indispensáveis à população.
“A decisão garante um período de descanso aos servidores, agentes públicos que trabalham e se dedicam em prol do Estado e dos cidadãos fluminenses. A medida também assegura que serviços essenciais, como saúde e segurança, funcionem plenamente para atender a população. O Governo do Estado atua com responsabilidade para atender o público e garantir o bem-estar de todos”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Para o feriado, a Rodoviária do Rio espera receber mais de 230 mil pessoas. No sábado (3), o show da Lady Gaga pretende arrastar multidões na praia de Copacabana, na Zona Sul. A festa começa às 17h30, com apresentações de dois DJs. O show da cantora norte-americana está previsto para iniciar às 21h15. Depois da apresentação, mais um DJ assume o comando.
O que abre e o que fecha?
As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público na quinta (1ª). As compensações bancárias não serão efetivadas neste dia, incluindo a TED. O Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Na sexta-feira (2), o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo.
As agências dos Correios também estarão fechadas no feriado de 1º de maio. O atendimento será retomado na quinta-feira (2).
O Detran-RJ não irá ter atendimento na quinta-feira (1º) e na sexta (2). Apesar disso, exames práticos de direção agendados para o dia 2 acontecerão normalmente.
Unidades municipais de saúde
As unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAs, hospitais, centros de emergência regional (CERs) e centros de atenção psicossocial (CAPS) tipo III – vão funcionar ininterruptamente no feriado prolongado.
O Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, funcionará das 8h às 22h durante todos os dias do feriadão. O Super Centro Carioca de Vacinação unidade ParkShoppingCampoGrande acompanhará o horário do centro comercial.
As unidades de Atenção Primária – centros municipais de saúde, clínicas da família, centros de atenção psicossocial, policlínicas e centros municipais de reabilitação – e o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, não funcionarão no dia do feriado, 1° de maio.
Na sexta-feira (2) e no sábado (3), as unidades da rede municipal de saúde funcionarão normalmente, seguindo seus respectivos horários, conforme o perfil de atendimento de cada uma.
Rede estadual
O serviço Samu 192 permanece em funcionamento 24 horas por dia, sem interrupção. O salão de doadores do Hemorio, no Centro da capital, segue aberto todos os dias. Quem puder dedicar um tempo para salvar vidas, doando sangue, basta se dirigir, das 7h às 18h, à Rua Frei Caneca, 8. Os postos de coleta do Hemorio em Duque de Caxias e em Teresópolis ficam abertos também.
O Rio Imagem do Centro funciona nos dias 1º e 2 de maio para exames de ressonância magnética, tomografia computadorizada, raio-x e mamografia. No fim de semana, o funcionamento será normal.
Já o Rio Imagem Baixada, em Nova Iguaçu, abre normalmente no dia do feriado nacional, 1º de maio, mas permanecerá fechado de sexta (2) a domingo (4), em função de obras do Instituto Estadual do Câncer, que está em construção, ao lado da unidade. Os pacientes agendados para esses dias tiveram consultas remarcadas.
As unidades RioFarmes, localizadas nos municípios do Rio, Duque de Caxias e Nova Iguaçu, não abrem a partir de quinta (1º). Os pacientes atendidos pela assistência farmacêutica do estado foram agendados para receber seus medicamentos antecipadamente.
O Ambulatório Médico de Especialidades Susana Naspolini (AME), no Complexo Rubem Braga, em Ipanema, também não funciona, retornado às atividades na segunda-feira (5).
Fonte: O Dia