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Espírito Santo e Minas Gerais se unem para garantir R$ 30 Bilhões em investimentos ferroviários

Líderes dos Legislativos e do Governo do Espírito Santo se reuniram nesta segunda-feira (20) para discutir soluções logísticas que visam o aumento da competitividade e o desenvolvimento econômico dos estados vizinhos. O foco do encontro foi garantir os investimentos ferroviários previstos na renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

O diálogo contou com a presença do vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (MDB), do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Marcelo Santos (União), e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB).

R$ 30 Bilhões em Investimentos

A FCA, administrada pela VLI Logística, é uma malha crucial de 7.856 quilômetros que conecta sete estados. O contrato de concessão da ferrovia está em processo de renovação antecipada por mais 30 anos (até 2056), com uma previsão de R$ 30 bilhões em investimentos para a modernização de sua estrutura.

O vice-governador Ricardo Ferraço destacou o potencial da parceria: “Essa é uma interlocução sadia que favorece o desenvolvimento social e econômico nos dois estados, com bons impactos também no Centro-Oeste brasileiro. A conexão tradicional de Minas e Espírito Santo tem potencial de modernização e crescimento, ampliando a parceria comercial num movimento amplo e contínuo de exportações e importações”.

Para Marcelo Santos, o diálogo entre os Parlamentos é fundamental. “Quando uma pauta une dois estados vizinhos em torno de um mesmo objetivo, o resultado é crescimento para todos. O contorno de Belo Horizonte vai agilizar o transporte, reduzir custos logísticos e fortalecer ainda mais a integração entre Espírito Santo e Minas Gerais”, afirmou.

Novo Corredor Logístico

A reunião também abordou obras que criarão o Corredor Centro-Leste Ferroviário, interligando a FCA e a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O projeto inclui o contorno da Serra do Tigre e a variante de Itabira, ambas em Minas Gerais.

A nova rota favorecerá significativamente o escoamento de cargas do Noroeste de Minas e do Leste de Goiás até os portos do Espírito Santo, além de agilizar o transporte de insumos e produtos importados, otimizando toda a cadeia logística regional.

Informações: Dia a Dia ES

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