O número de batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros vai aumentar no Espírito Santo. A construção das novas unidades na Grande Vitória e no interior capixaba faz parte da reforma administrativa anunciada pelo governador Renato Casagrande (PSB), na tarde de quinta-feira (15).
Com as mudanças, três novos batalhões da Polícia Militar e outros três do Corpo de Bombeiros vão ser criados. Além disso, a reforma ainda prevê a construção de três Companhias Independentes da PM e a criação do cargo de subcomandante do Corpo de Bombeiros.
O anúncio foi feito pelas redes sociais junto dos secretários de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc. Também participaram o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira.
De acordo com Casagrande, a intenção é enviar o Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) até fevereiro, para autorização do início das intervenções.
O que será feito
Renato Casagrande destacou que as cidades de Vila Velha e Serra receberão batalhões do Corpo de Bombeiros Militar. O projeto ainda prevê que a corporação passe a contar com um batalhão especializado em desastres ambientais.
Além disso, haverá um batalhão da PM em Viana. O município já conta com uma companhia independente, instalada durante o primeiro mandato do governador.
Viana é uma cidade que cresceu muito, por conta disso precisa de um batalhão próprio, assim como outros municípios, como Afonso Cláudio.Renato Casagrande, governador
Além de Afonso Cláudio e Viana, um batalhão da Polícia Militar também será construído em Marataízes, no Sul do Espírito Santo.
Companhias independentes
Atualmente, com um destacamento ligado ao batalhão de Cachoeiro de Itapemirim, Castelo passará a contar com uma companhia independente de Polícia Militar na região Sul.
O mesmo acontecerá na região Serrana, em Santa Maria de Jetibá, uma vez que o destacamento é atualmente vinculado à delegacia de Santa Teresa.
Na região Norte do Estado, também haverá uma companhia independente em Sooretama. Hoje, o destacamento é vinculado ao batalhão da PM de Linhares.
Ainda segundo Casagrande, uma companhia motorizada será instalada no Batalhão de Missões Especiais da Polícia Militar.
Desastres ambientais
O governador também anunciou que haverá um novo destacamento do Corpo de Bombeiros especializado em desastres ambientais e a criação do cargo de subcomandante para corporação.
Contaremos com este batalhão especializado em desastres ambientais para estarmos prontos para agir quando houver este tipo de emergência. Além disso, vamos criar o subcomandante dos bombeiros, que hoje não existe.Renato Casagrande, governador
Veja os novos batalhões da PM e do Corpo de Bombeiros
Criação do cargo de subcomandante do Corpo de Bombeiros
Batalhão da PM em Viana
Batalhão do Corpo de Bombeiros em Vila Velha
Batalhão do Corpo de Bombeiros na Serra
Batalhão da PM em Afonso Cláudio
Batalhão da PM em Marataízes
Companhia Independente da PM em Castelo
Companhia Independente da PM em Santa Maria de Jetibá
Companhia Independente da PM em Sooretama
Companhia Motorizada no Batalhão de Missões Especiais
Batalhão dos Bombeiros especializado em desastres ambientais
Fonte: Folha Vitória














