Nova Friburgo, RJ — A morte de Isa, uma criança de 8 anos moradora do distrito de Lumiar, na noite do último sábado (13), gerou grande indignação entre os moradores de Nova Friburgo.
Segundo relatos de pessoas próximas à família, a criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no sábado com um quadro de crise respiratória. Após receber medicação, Isa foi liberada e recebeu alta médica.
Horas após a alta, o estado de saúde da menina piorou significativamente. Em desespero, o pai tentou buscar ajuda em uma farmácia no próprio distrito de Lumiar.
Durante o trajeto, o quadro clínico de Isa se agravou rapidamente. Informações preliminares, ainda não confirmadas, indicam que ela teria sofrido uma parada cardíaca. Apesar dos esforços para socorrê-la, a criança não resistiu e veio a óbito ainda dentro do veículo.
As circunstâncias do atendimento inicial na UPA e a decisão pela liberação médica estão sendo questionadas pela família e pela comunidade.
A tragédia reacendeu uma antiga e histórica luta dos moradores de Lumiar: a implantação de um posto de emergência no distrito. A principal reivindicação é garantir que casos graves recebam atendimento imediato, evitando o tempo de deslocamento até a região central de Nova Friburgo.
Informações: noticiariopaduano

