Ícone do site Sudeste Agora

CONSPNOR firma parceria com UNIG para estágio curricular obrigatório dos alunos de Medicina no SAMU Noroeste Fluminense

Consórcio Público Multifinalitário do Noroeste (CONSPNOR), responsável pela gestão do SAMU na região, firmou nesta segunda-feira (14) um importante convênio com a Universidade Iguaçu (UNIG), campus de Itaperuna. A reunião, realizada na sede da instituição, oficializou a parceria para a realização do estágio curricular obrigatório dos alunos do 12º período do curso de Medicina no SAMU 192 Noroeste Fluminense.

Com o convênio, os estudantes passarão a atuar diretamente no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, tanto como intervencionistas, integrando as equipes da ambulância de suporte avançado de Itaperuna, quanto na Central de Regulação Médica, vivenciando a dinâmica e as decisões do serviço em tempo real.

Participaram da reunião o secretário executivo do CONSPNOR, Netto Braga, a assessora jurídica Karla Rabello, e o secretário de Controle Interno do consórcio, Márcio Tadeu. Representando a UNIG, estiveram presentes o Dr. Fábio Barbosa (coordenador de Ensino), Dr. Agostinho (coordenador do Laboratório de Habilidades e Simulação e RT do SAMU), Dr. Fábio Neto (mantenedor da universidade), Dr. Eugênio Carlos (coordenador do curso de Medicina e presidente do Hospital São José do Avaí) e o Dr. Elias Daruis (coordenador do curso de Odontologia).

Para Netto Braga, a formalização do convênio representa um passo significativo na integração entre o serviço público de saúde e a formação médica. “Estamos unindo a experiência prática do SAMU à formação acadêmica de excelência da UNIG. Essa vivência real no atendimento de urgência é um diferencial para os futuros médicos da nossa região”, afirmou.

A UNIG destacou a importância da parceria como forma de ampliar a experiência prática dos alunos no ciclo final da graduação, contribuindo para uma formação mais completa e alinhada às necessidades da população.

Com a assinatura do convênio, os alunos do último período do curso de Medicina da UNIG passam a contar com mais uma frente de formação prática, diretamente inseridos no ambiente real do serviço de urgência e emergência. A iniciativa também contribui para aproximar a universidade da rede pública de saúde da região, fortalecendo a formação médica com base na realidade profissional.

Por Gabriel Clalp.

Sair da versão mobile