Rio de Janeiro, RJ — O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a realização de um novo concurso CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro), com 50 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2026. O aval foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 1º de dezembro.
A abertura do concurso recebeu manifestação favorável da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento Econômico-Financeiro do Regime de Recuperação Fiscal.
Requisitos e Remuneração
- Escolaridade: O principal requisito para o CFO é o ensino médio completo.
- Idade Máxima: O CBMERJ não cobra mais uma idade máxima para seus concursos. Isso se deve à declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual 9.546/2022 pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
- Cargo e Salário: Os aprovados são nomeados como cadete bombeiro militar. A remuneração inicial é de R$4.227,16, incluindo soldo, gratificações e adicionais.
Após a autorização do governo, o CBMERJ deve formar uma comissão organizadora e contratar uma banca. De acordo com a corporação, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) deve seguir na organização das provas objetiva e discursiva.
O último concurso para o CFO teve edital publicado em dezembro de 2024. Seguindo essa tradição, o novo edital pode ser divulgado ainda em dezembro, com etapas nos primeiros meses de 2026.
O último concurso de oficiais, também com 50 vagas, teve a primeira fase (provas objetivas e discursivas) organizada pelo Departamento de Seleção Acadêmica da UERJ (DSEA/UERJ).
- Prova Objetiva: Consistiu em 80 questões, com 10 questões para cada disciplina: Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Língua Portuguesa/Literatura, Matemática e Química.
- Prova Discursiva: Consistiu em uma redação.
- Segunda Fase (CBMERJ): Incluiu o Teste de Aptidão Física (TAF), inspeção de saúde e exame documental, todos de caráter eliminatório.
Outra Seleção em Preparação: SMTV
O CBMERJ também prepara uma nova seleção com 1.500 vagas para o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV).
A oferta será dividida entre os cargos de soldado (praça) e oficial. Confira:
- soldado: 1.122 para combatentes, guarda vidas e técnicos de enfermagem; e
- oficial: 378 para médicos e enfermeiros.
O Instituto AOCP foi o escolhido para organizar o SMTV. O SMTV é um regime de serviço militar temporário, com duração máxima de oito anos.
Fonte: Folha Dirigida

