O Sul do Brasil poderá ser atingido por um ciclone intenso, com risco elevado de chuva forte e ventos intensos no fim da semana, segundo alerta da MetSul Meteorologia. Modelos meteorológicos internacionais e de inteligência artificial apontam o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul, com potencial para evoluir em um ciclone.
Na quinta-feira (6), o sistema de baixa pressão deve se formar no Oceano Pacífico, cruzar os Andes e atingir a Argentina na sexta-feira (7). Nesse dia, é esperada a passagem do fenômeno pelo território gaúcho, provocando chuva volumosa, tempestades e rajadas de vento acima de 100 km/h, sobretudo na região metropolitana de Porto Alegre.
A instabilidade deve alcançar também Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo, com menor intensidade no sábado (8), quando o ciclone deve se deslocar para o Atlântico. A MetSul recomenda o acompanhamento contínuo das previsões, diante da possibilidade de mudanças na trajetória e intensidade do sistema, que pode causar alagamentos e tempestades severas.
Fonte: Jornal O Sul













