Ícone do site Sudeste Agora

Campos dos Goytacazes (RJ) inicia vacinação contra a dengue por crianças de 10 anos

Cidade recebeu primeiro lote com apenas seis mil doses com previsão de ampliação nas próximas semanas

A partir da próxima segunda-feira (9), Campos começa a aplicar a vacina contra a dengue em crianças de 10 anos de idade. A campanha, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, será realizada com uma estratégia mista: o imunizante estará disponível tanto no Centro Municipal de Imunização quanto em unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina.

A cidade recebeu um primeiro lote com apenas 6 mil doses. Por isso, a vacinação será iniciada com a faixa etária dos 10 anos, com previsão de ampliação gradual conforme a chegada de novos lotes e a adesão do público. “Quantificamos todas as crianças dessa idade para garantir a oferta no território onde vivem”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury.

A vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, com eficácia de até 90% para evitar hospitalizações e 80% para prevenir a infecção. O esquema vacinal é composto por duas doses, aplicadas com intervalo de 90 dias. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação.Kury destacou que a chegada da vacina é uma conquista após a grave epidemia vivida em 2024, quando Campos não foi contemplada com a imunização. “A vacina chegou em boa hora e será uma aliada importante nas estratégias de combate à dengue”, afirmou. Mesmo com a vacina, a Secretaria de Saúde reforça que a principal forma de prevenção continua sendo o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

Pessoas com diagnóstico recente de dengue devem aguardar seis meses para se vacinar. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, é necessário esperar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a segunda aplicação. A vacina é contraindicada para pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas, incluindo aquelas em tratamento com medicamentos imunossupressores.

Locais e horários de vacinação

Fonte: J3News

Sair da versão mobile