Um caminhão desgovernado de marcha à ré, carregado de mamão, desceu uma ladeira e invadiu cinco casas na madrugada de sábado (26) em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Uma câmera de segurança da casa de um vizinho (veja acima) registrou o momento da batida em que o veículo também atingiu os muros, um poste e causou uma explosão.
Onze pessoas estavam nas residências na hora do acidente, mas ninguém ficou ferido. Duas motos ficaram presas nos escombros.
Vizinhos contaram que o motorista do caminhão mora próximo ao local do acidente e o veículo estava estacionado em cima de uma ladeira no bairro.
Nas imagens, é possível ver que o veículo desceu de marcha à ré e atingiu as casas. Poeira sobe com a batida e faíscas saem do poste que foi atingido. Os muros dos imóveis ficaram totalmente destruídos.
Susto
A aposentada Auzélia Almeida Sousa contou que estava dormindo na hora do acidente no bairro Planalto Serrano e acordou com os escombros caindo.
“Assustei, sai e aí avisaram o povo da rua. A moto ‘apitou’ e vieram socorrer a gente aqui. Chegou um bocado de gente e isso eram umas 3h40”, disse.
A designer de sobrancelha e filha da aposentada, Mara Almeida de Souza, comentou que a empresa responsável pelo caminhão informou que vai arcar com o prejuízo. Mas enquanto isso, segue morando no local com a família.
“Seis horas da manhã o bombeiros vieram, olharam e fizeram o que pôde. Depois a empresa veio e retirou o caminhão falando que viria para averiguar os danos que teve e que iria arcar com as consequências. Minha mãe continua aqui, dormindo na sala porque não tem para onde levar as coisas. A gente só interditou só o quarto que foi atingido”, comentou.
Os moradores relataram que o impacto foi tão forte que danificou a fiação do local e provocou um pico de energia.
Algumas famílias ainda não conseguiram voltar para casa e afirmaram que os bombeiros e a representante da empresa responsável pelo caminhão foram até o local na manhã seguinte do acidente.
“É de partir o coração, porque uma coisa que a gente constrói e acaba com essa tragédia destruindo tudo. É uma tragédia, graças a Deus não teve morte, mas é uma tragédia. Eu quero que eles reparem os danos e os prejuízos. E até agora ninguém entrou em contato”, pontuou a auxiliar de produção e moradora de uma das casas atingidas, Alexsandra Gomes da Silva.
O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Linhares, que informou que não foi acionada, mas na manhã desta terça-feira enviou equipes para o local e recomendou que os moradores não retornem para as residências. E que além do problema estrutural, alguns imóveis não estão regularizados na prefeitura.
A EDP, concessionária de energia responsável pela luz na cidade, informou que foi acionada para o local e conseguiu consertar fios soltos que estavam dando choque, mas ainda não reestabeleceu e energia de todos os imóveis atingidos porque a estrutura de alguns postes precisará ser reconstruída.
A empresa responsável pelo caminhão disse que vai realizar um levantamento nesta terça para saber qual foi o prejuízo causado pelo acidente para arcar com as despesas dos moradores.
O g1 procurou o Corpo de Bombeiros, mas não teve nenhum retorno até a última atualização da reportagem.
Fonte: G1