Diversos órgãos de meteorologia, incluindo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), alertam para o retorno da chuva forte e generalizada que deve atingir o estado do Rio de Janeiro, o Sul e a Zona da Mata de Minas Gerais, e o Vale do Paraíba Paulista nos próximos dias. Caso confirmada, esta será a primeira chuva forte generalizada que marca o início da estação chuvosa.
A previsão é de que os acumulados de precipitação possam ultrapassar 100 milímetros em várias cidades ao longo dos próximos sete dias. Na região Noroeste Fluminense, a situação exige atenção:
- Miracema: Pode registrar até 150 mm.
- Itaocara e Pádua: Previsão de até 120 mm.
- Cantagalo: Previsão de até 100 mm.
O cenário é complexo. Enquanto as chuvas são essenciais para elevar os níveis dos mananciais, que estão em estado crítico, a intensidade da precipitação cria um risco elevado para cidades vulneráveis a alagamentos e deslizamentos.
Chuva no Final de Outubro e Início de Novembro
Apesar da previsão de chuvas intensas, o mês de outubro ainda pode fechar abaixo da média histórica. Em Itaocara, por exemplo, a média de chuva para outubro é de 98 mm, mas choveu apenas 21 mm até o momento.
A situação deve se consolidar em novembro, com as chuvas ganhando força. Uma sequência de frentes frias e um sistema de baixa pressão atuarão para canalizar a umidade da Amazônia para a região, mantendo os acumulados acima da média histórica para o início do próximo mês.
Informações: Folha Itaocarense

