Uma mudança no padrão do tempo deve atingir o Sudeste do Brasil nesta semana, com destaque para o estado do Rio de Janeiro. A atuação de uma frente fria fraca, associada a uma condição pré-frontal, aumenta o calor e eleva o risco de chuvas fortes e tempestades na região.
No Rio de Janeiro, ventos de quadrante norte favorecem a elevação das temperaturas. A combinação de calor intenso e pouca nebulosidade faz os termômetros dispararem, com máximas que podem chegar a 40°C na Região Metropolitana.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que o Estado do Rio ficará sob influência de calor excessivo. Segundo o Centro de Inteligência em Saúde (CIS), municípios como Belford Roxo, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Itaguaí estão em nível laranja de alerta.
Enquanto São Paulo e Minas Gerais devem registrar pancadas de chuva que ajudam a aliviar o calor, o Rio de Janeiro permanece com tempo seco no início da semana, o que mantém a sensação térmica elevada e aumenta o desconforto da população.
A partir de terça-feira (13), cresce a chance de chuva no estado, com pancadas isoladas e risco de tempestades. Apesar do aumento da instabilidade, as temperaturas seguem altas e o calor só deve perder força de forma mais consistente na próxima semana.
Fonte: Serra News














