Rio de Janeiro, RJ — O Estado do Rio de Janeiro terá uma semana marcada por calor extremo e alta instabilidade, com alertas de tempestades diárias e potencial severo. A instabilidade é desencadeada pela formação de um intenso Ciclone Extratropical (Ciclone Bomba) no Rio Grande do Sul, que, embora não atue diretamente no RJ, influenciará drasticamente o clima local.
O principal risco da semana é a sequência de múltiplos dias com tempestades severas, trazendo perigos repetidos de granizo, rajadas de vento destrutivas e chuva intensa concentrada.
Previsão Detalhada da Semana (08 a 14 de Dezembro)
Segunda (08/12) : Dia muito quente, máximas acima dos 33°C em praticamente todo o estado. Primeiros riscos de tempestades isoladas, principalmente no Centro-Sul Fluminense. Ambiente inicialmente pouco propício a eventos generalizados severos, mas com possibilidade condicional.
Terça (09/12): Pico de calor (aquecimento pré-frontal), com temperaturas acima de 35°C em algumas regiões do estado, principalmente no Centro-Norte Fluminense. As condições tornam-se favoráveis à organização de tempestades.
·ALERTAS: Risco de tempo severo em todo o estado, com atenção reforçada para Sul Fluminense e Região Serrana.
Riscos isolados: Granizo, ventos fortes destrutivos e volumes intensos de chuva em pouco tempo (mais de 30 mm/hora), com alto potencial para causar transtornos (alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos).
Quarta (10/12) – Passagem da Frente Fria e Ventos.
Chegada da frente fria. Tempo instável o dia todo, com chuvas variando de intensidade no estado. O excesso de nebulosidade e chuva vão contribuir para diminuir as temperaturas, mas ainda será um dia abafado.
Ventos: Durante o dia há possibilidade de rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, com picos superiores a 70 km/h, diminuindo à noite.
Quinta (11/12): Dia muito abafado e com novo risco de tempestades localizadas com potencial severo em todo o estado do RJ, novamente com altos acumulados de chuva em curto período.
Sexta (12/12): Instabilidades Remanescentes, chuvas mais isoladas e esparsas, com possível intensificação no Noroeste Fluminense no fim do dia.
Sábado (13/12): Após uma manhã de tempo estáve e quente, outro episódio de tempestades intensas e severas é esperado para a tarde/noite em todo o estado do RJ.
ÁREAS DE MAIOR RISCO: Sul Fluminense, Região Metropolitana, Serrana, Lagos e Noroeste Fluminense.
Domingo (14/12): O tempo volta a ficar instável após uma manhã quente e instável. Durante a tarde/noite há risco de tempestades organizadas e isoladas, com potencial para tempo severo e transtornos, principalmente no Centro-Sul do estado.Padrão: O clima será de calor e umidade; não há previsão de massa de ar frio significativa.
Ciclone: O sistema no Sul é Extratropical e não um furacão ou ciclone tropical.
Ventos: O principal perigo de ventos no RJ está associado às rajadas convectivas (associadas às tempestades), que podem ser localmente destrutivas.
Conclusão: A população deve permanecer em alerta constante devido à extrema instabilidade e à sucessão de eventos meteorológicos potencialmente perigosos ao longo de toda a semana.
Fonte: mcf_rj














