O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do GAECO e da 3ª Promotoria de Justiça de Além Paraíba, deflagrou na manhã desta terça-feira (11) a Operação “Remição Espanhola”. O objetivo é desarticular um sofisticado esquema de corrupção que operava dentro do sistema prisional de Além Paraíba.
Venda de Remição de Pena
As investigações do MPMG apontam para a existência de uma rede criminosa que estaria vendendo atestados de remição de pena a detentos. Esses documentos, que permitem a redução do tempo de prisão por meio de atividades como trabalho ou estudo, estavam sendo comercializados de forma ilegal.
O nome da operação, “Remição Espanhola”, faz referência à origem do instituto jurídico da remição.
Resultados da Operação
A ação, que contou com o apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (DEPEN-MG), cumpriu um total de 11 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de prisão nas cidades de:
- Além Paraíba (MG)
- Teresópolis (RJ)
- Rio de Janeiro (RJ)
Todos os mandados de prisão foram executados. Durante a operação, houve apreensão de veículos, armas e dinheiro, além do bloqueio judicial de bens e valores dos investigados.
Os suspeitos poderão responder por diversos crimes, incluindo corrupção ativa, corrupção passiva, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Informações: MPMG













