O céu vai receber um espetáculo especial em setembro: o eclipse lunar total mais longo de 2025, conhecido como “Lua de Sangue”, ocorrerá no dia 8 de setembro e terá duração de 82 minutos. Durante o fenômeno, a Lua ficará totalmente mergulhada na sombra da Terra, adquirindo a coloração avermelhada característica.
No Brasil, o eclipse não poderá ser visto a olho nu, mas o Observatório Nacional fará transmissão ao vivo pelo YouTube, a partir das 12h (horário de Brasília) do domingo, 7 de setembro, permitindo que os brasileiros acompanhem todas as fases do evento.
Em outras partes do mundo, o espetáculo poderá ser observado diretamente do céu. O eclipse total acontecerá entre 15h28 e 20h55 (12h28 e 17h55, pelo horário de Brasília). A totalidade — quando a Lua permanece completamente encoberta — será de pouco mais de uma hora e vinte minutos.
Na Austrália, o ápice do eclipse ocorrerá entre 1h30 e 2h52 do dia 8 de setembro. Já na Índia, será visível entre 23h do dia 7 e 0h22 do dia 8. Países como Egito e África do Sul também poderão acompanhar o fenômeno em horários distintos.
Segundo a NASA, o próximo eclipse lunar visível do Brasil será apenas em 3 de março de 2026. Especialistas recomendam que, nos locais onde o fenômeno poderá ser visto, a observação comece cerca de 75 minutos antes da totalidade, para acompanhar o processo gradual de escurecimento da Lua, igualmente fascinante.