A formação de um ciclone extratropical no norte da Argentina e do Uruguai deve provocar chuvas fortes e ventos intensos em áreas do Sul do país e de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (19).
🌀Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Ao longo do dia, as instabilidades vão se espalhar pelo Rio Grande do Sul, onde há risco de temporais acompanhados por rajadas de até 90 km/h, descargas elétricas e até queda de granizo em pontos do interior.
Em Porto Alegre (RS), a expectativa é de chuva moderada ainda de madrugada e pela manhã.
Em Santa Catarina, as instabilidades devem se concentrar no extremo oeste, com pancadas mais fortes a partir da noite. O litoral e a faixa leste catarinense vão registrar chuva fraca e céu encoberto.
Já no Paraná, o cenário ficará dividido: enquanto o litoral deve seguir úmido, o interior terá tempo firme e seco durante o dia, mas a previsão indica a chegada de temporais no fim da tarde em regiões do oeste e sudoeste.
Da mesma forma, no Mato Grosso do Sul, especialmente no sul e no oeste do estado, a terça deve ser marcada por chuva e ventania, com risco de rajadas que podem chegar a 90 km/h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/r/C/GA4fDvSJK81acG6Aur3w/ventania.png)
Áreas com alerta de ventos fortes nesta terça. — Foto: Arte/g1 – Thalita Ferraz
Já em outras áreas do Centro-Oeste e no Sudeste, a tendência será de calor crescente ao longo da semana.
No fim de semana, a massa de ar frio que vinha mantendo temperaturas mais baixas começou a se afastar para alto-mar, abrindo espaço para o ingresso de ar mais seco e quente do interior.
Por causa disso, César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que as temperaturas já deram sinais de elevação em capitais como São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), e a previsão é de que esse padrão se prolongue: a partir de quarta-feira (20), o país deve entrar em um período de “veranico”, com tardes quentes e ar seco em boa parte do Centro-Sul.
☀️ENTENDA: Veranicos são períodos de mais de quatro dias quentes durante o inverno ou o outono. São dias de temperatura acima de média, tempo seco e pouca chuva. Esses eventos não necessariamente configuram ondas de calor.
Fonte: G1