O Governo do Estado do Rio de Janeiro alcançou o topo do ranking nacional de inovação na oferta de serviços públicos digitais, conquistando o 1º lugar na categoria mais disputada do Índice de Ofertas de Serviços Públicos Digitais da ABEP-TIC — um dos mais importantes instrumentos de avaliação da digitalização no país. O anúncio foi feito durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP), nesta quarta-feira (06/08), em Brasília. Além da liderança na categoria de inovação, o Rio também se manteve, pelo terceiro ano consecutivo, entre os três primeiros colocados no ranking geral.
A conquista do prêmio se deve ao trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado de Transformação Digital e pelo Proderj para consolidar o estado como referência nacional em governo digital e modernização dos serviços públicos.
Promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC (ABEP-TIC), o SECOP é o maior evento do país sobre tecnologia e inovação na gestão pública, reunindo gestores federais, estaduais e municipais, além de especialistas e empresas de soluções tecnológicas.
Estado digital
Em 2021, o estado do Rio de Janeiro ocupava a 16ª posição no ranking nacional de ofertas de serviços públicos digitais. Com inovações e investimentos em tecnologia, ocupa atualmente o 3º lugar.
Entre as inovações lançadas neste período, está o Aplicativo RJ Digital, que oferece mais de 2 mil serviços públicos na palma da mão. Já o sistema da Ouvidoria, o OuvE-RJ, recebeu mais de 140 mil atendimentos. Outro avanço é o Portal de Dados Abertos, que disponibiliza, com acesso rápido, gratuito e fácil, dados sobre segurança pública, educação, saúde, assistência social e muito mais.
O estado também avança a expansão do Programa RJ Digital Municípios, que já conta com a adesão de cerca de 70% das cidades fluminenses. A iniciativa possibilitou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-RJ) em municípios como Japeri, Resende, Volta Redonda e Angra dos Reis, promovendo mais transparência, eficiência e sustentabilidade na gestão pública.
Fonte: Diário do Rio