O avião estava indo para Londres, no Aeroporto de Gatwick. Todas as operações de voo no local chegaram a ficar suspensas.
A polícia indiana informou que todas as 242 pessoas que estavam a bordo de avião que caiu na Índia após decolar do Aeroporto Internacional Sardar Vallabhbhai Patel, em Ahmedabad, morreram no acidente. Segundo a polícia local, havia 230 passageiros e 12 tripulantes. A informação é do jornal India Express.
A última informação da polícia é que ‘mais de 200 pessoas’ morreram.
O avião estava indo para Londres, no Aeroporto de Gatwick. Todas as operações de voo no local chegaram a ficar suspensas.
Mais cedo, um comissário de polícia disse que parecia ‘não haver sobreviventes’ no avião, segundo a Associated Press.
A aeronave caiu fora do perímetro do aeroporto. O avião era do modelo Boeing 787 Dreamliner. Ele chegou a dar sinal de ‘mayday’, ou seja, socorro, após a decolagem.
A polícia confirmou que o prédio em que o avião caiu servia como alojamento para médicos estudantes da BJ Medical College. Havia entre 50 e 60 médicos internos neste alojamento. Segundo o canal de TV indiano CNN News-1, muitos estudantes morreram.
Um vídeo divulgado por veículos locais, como o Gujarat First e NDTV, mostra o momento da queda:

A agência de notícias indiana PTI diz que o avião pegou fogo após a queda e caminhões de bombeiros foram enviados ao local para apagar o incêndio.
O diretor-geral da Aviação Civil, Faiz Ahmed Kidwai, disse que o voo decolou às 13h39 e caiu cinco minutos depois.
Em nota, a empresa Air India disse que:
‘O voo AI171, operando Ahmedabad-Londres Gatwick, envolveu-se em um incidente hoje, 12 de junho de 2025. Neste momento, estamos apurando os detalhes e compartilharemos novas atualizações o mais breve possível’
Entre os tripulantes, segundo a agência de notícias Reuters, eram 169 eram indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, afirmou que a tragédia é de ‘partir o coração’.
‘A tragédia em Ahmedabad nos chocou e entristeceu. É de partir o coração, indescritível. Neste momento de tristeza, meus pensamentos estão com todos os afetados. Mantive contato com ministros e autoridades que estão trabalhando para ajudar os afetados’, escreveu nas redes sociais.
Imagens mostraram destroços em chamas, com uma espessa fumaça preta subindo em direção ao céu perto do aeroporto. Veja vídeos:

Vídeo mostra fumaça após queda de avião na Índia

Várias estradas foram fechadas após o acidente, de acordo com o canal News 18.
O ministro da aviação da índia afirmou estar ‘chocado e devastado’ com o acidente. Segundo ele, todos estão em ‘alerta máximo’.
O site de rastreamento de voos Flightradar24 divulgou que os dados iniciais de ADS-B (transmissão automática de vigilância dependente) do voo AI171 da Air India mostram que a aeronave atingiu uma altitude barométrica máxima de 190 metros (a altitude do aeroporto é de cerca de 61 metros). Em seguida, ele começou a descer 145 metros por minuto até a queda.