Somente quem já viveu a aflição de estar em um ponto de ônibus com a bateria do celular chegando ao fim sabe o que é desejar ter um lugar para dar aquela “carga” no aparelho. Na Serra, os pontos de ônibus da Avenida Eudes Scherrer de Souza, em Laranjeiras, vão passar a contar com carregadores, alimentados por energia solar. A estrutura está em fase inicial de implantação.
A iniciativa faz parte do projeto Avenida Inteligente, em que a Prefeitura da Serra prevê um pacote de intervenções tecnológicas ao longo da via. Por enquanto, apenas a Avenida Eudes Scherrer de Souza deve contar com os pontos de ônibus com carregador de celular, mas, segundo o prefeito, haverá mais soluções tecnológicas na cidade.
Os novos abrigos de ônibus terão painéis solares fotovoltaicos e entrada USB para que os passageiros possam carregar seus celulares enquanto aguardam o transporte coletivo. Segundo a Prefeitura da Serra, a medida busca oferecer mais conforto e praticidade para quem depende do transporte público.
Avenida inteligente
Além dos carregadores nos pontos de ônibus, o projeto prevê a instalação de outros equipamentos com uso de tecnologia e automação. A avenida terá ainda:
- Semáforos e iluminação inteligentes
- Câmeras de monitoramento com reconhecimento facial;
- Botoeiras adaptadas (botões) para aumentar o tempo de travessia de idosos e pessoas com mobilidade reduzida;
- Faixas de pedestres com iluminação independente;
- Semáforos Inteligentes com tecnologia que permite a “Onda Verde”;
- Estações de bikes compartilhadas.
Também estão previstas seis estações de bicicletas compartilhadas, três vagas exclusivas com pontos de recarga para carros elétricos e um sistema que permite ao cidadão acionar serviços de manutenção por meio das novas luminárias. Sensores e câmeras serão utilizados para adaptar o tempo dos semáforos ao fluxo real de veículos, o que deve ajudar a reduzir o tempo de viagem.
A obra está na fase inicial de implantação. A prefeitura da Serra afirma que a proposta é transformar a Avenida Eudes Scherrer em uma referência de mobilidade urbana, segurança e inovação no Espírito Santo.
Fonte: A Gazeta