O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para a formação de um ciclone no litoral do Sudeste a partir desta sexta-feira (30). A previsão indica volumes elevados de chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais, com potencial de acumulados acima de 100 mm em áreas da Serra da Mantiqueira.
No litoral paulista, os acumulados podem passar de 60 mm, e o cenário também favorece tempestades, com chance de granizo em grande parte de São Paulo e em municípios próximos de Minas Gerais.
Para o Rio de Janeiro, o Inmet projeta que, no sábado (31), as áreas de chuva tendem a se concentrar entre o Triângulo Mineiro e o Rio, com pontos que podem, de forma localizada, superar 100 mm em 24 horas.
O sistema deve manter influência até o começo da próxima semana, favorecendo a formação de um canal de umidade entre Espírito Santo e Mato Grosso, o que sustenta o risco de chuva persistente.
Na cidade do Rio, a tendência até domingo (1º) é de instabilidade típica de verão, com previsão de tempestades em parte do período e máximas perto de 29°C a 32°C. O município também aparece com alertas amarelos do Inmet para tempestade e chuvas intensas, citando risco de vento forte, granizo e alagamentos em pontos isolados.
Fonte: Diário do Rio














