O frio volta a ganhar força no Brasil com a chegada de uma nova massa de ar polar, que começou a atuar na quinta-feira (17) no Sul do país e deve avançar sobre o Sudeste e o Centro-Oeste ao longo do fim de semana. A previsão é de geadas, mínimas negativas e temperaturas bem abaixo da média em várias cidades, especialmente nas regiões serranas.
Campos dos Goytacazes entra em estado de atenção a partir da noite desta sexta-feira (18), com a chegada de uma nova massa de ar polar que deve derrubar as temperaturas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o alerta prevê queda de 3°C a 5°C nas temperaturas, com risco leve à saúde.
Na sexta-feira, a máxima pode chegar a 30°C durante o dia, mas os termômetros começam a cair à noite. No sábado (19), o tempo fica firme, com mínima de 15°C e máxima de 25°C. O domingo (20) também será de sol entre nuvens, com temperaturas variando entre 16°C e 26°C.
Temperaturas pelo País
Segundo o site Climatempo, o núcleo mais intenso da massa polar estará sobre a Região Sul entre sábado (19) e domingo (20), provocando madrugadas geladas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em áreas de serra e planalto, as mínimas devem ficar abaixo de 0°C, com risco de geada generalizada.
Porto Alegre inicia a sexta-feira com mínima de 4°C e não deve passar dos 17°C no sábado. Em Curitiba, a previsão é de 4°C ao amanhecer de sábado e 6°C no domingo. Já em Florianópolis, a mínima será de 9°C no sábado, com tardes mais amenas.
Mesmo com a frente fria se afastando em direção ao mar, o tempo segue instável nesta sexta no Sul, com alerta para chuva forte entre o sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul, além de ventos de até 90 km/h em áreas do litoral e interior gaúcho e catarinense.
No Centro-Oeste, o sul do Mato Grosso do Sul já sente os efeitos da massa polar. Em Campo Grande, as temperaturas caem nesta sexta, com possibilidade de geadas pontuais em municípios mais ao sul. O Mato Grosso também sentirá alívio no calor a partir do fim do dia, com ventos frios e máximas menos elevadas.
No Sudeste, o frio chega com menor intensidade, mas ainda muda o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. A capital paulista deve registrar mínima de 10°C no sábado, enquanto no Rio a previsão é de 11°C. A massa polar também atinge a Serra Fluminense, onde as madrugadas serão frias até, pelo menos, segunda-feira (22). Em Vitória e no norte mineiro, o ar frio chega de forma mais sutil, com manhãs geladas e tardes secas e ensolaradas.
No Norte do país, os efeitos serão mais leves, restritos a ventos amenos no Acre e em Rondônia. Já no restante da região, o calor e a umidade predominam. Há previsão de temporais em Roraima, norte do Amazonas e Amapá, enquanto o sul do Pará e Tocantins enfrentam sol forte e umidade do ar abaixo dos 30%.
O Nordeste segue dividido entre calor seco no interior e pancadas de chuva no litoral. O sertão e o agreste continuam com tempo quente, enquanto a faixa litorânea da Bahia até Alagoas registra instabilidade. Em Salvador, os termômetros variam entre 22°C e 26°C, e em Maceió, entre 23°C e 28°C. Fortaleza e João Pessoa seguem com máximas próximas de 30°C.
Fim de semana mais frio do ano
A expectativa é de que o frio atinja seu pico neste fim de semana. A partir de segunda-feira, a massa de ar polar começa a perder força e se afasta pelo oceano, abrindo caminho para uma elevação gradual das temperaturas.
Mesmo assim, o mês de julho segue registrando marcas abaixo da média, principalmente no Sudeste. Em São Paulo, por exemplo, a primeira quinzena foi a mais fria dos últimos dez anos, segundo o Inmet. E com essa nova incursão polar, a cidade deve seguir com madrugadas geladas nos próximos dias, reforçando a sensação de um inverno mais rigoroso do que o habitual.
Com informações do Inmet/Climatempo/G1
Fonte: J3News