Ícone do site Sudeste Agora

17 de Novembro: Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o mais comum entre os homens, excetuando o câncer de pele não melanoma. Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum, conforme explica o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento. 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Ainda de acordo com o INCA, o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Levando esses dados em consideração, diversas campanhas e datas comemorativas são criadas com o intuito de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças. Como outros tipos de câncer, quanto mais cedo for descoberto, melhor a resposta do tratamento e, consequentemente, maior serão as taxas de cura. 

Em relação às doenças que atingem a população masculina, o câncer de próstata está entre as mais comuns. Pensando nisso, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata foi criado em 2003, na Austrália. Comemorado no dia 17 de novembro, a data também deu origem ao movimento Novembro Azul, que seria o equivalente ao Outubro Rosa para as mulheres.  

Essa é uma campanha que ganhou repercussão graças à conscientização sobre o câncer de próstata, mas também fala sobre os cuidados com a saúde masculina de forma mais ampla, reforçando junto aos homens a necessidade de cuidar do corpo e da mente por meio de hábitos saudáveis: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma adequada e saudável, manter o peso saudável, não fumar e evitar o consumo de álcool. 

Sair da versão mobile